Wednesday, August 05, 2020

Our Lady of the Snows feast, and my aunt's birthday: new blog post in Brazil

 Link here: https://espiritualidademariana.com.br/imitacao-de-maria/partilhas-de-ana-braga-henebry/uma-tia-maravilhosa-e-um-aniversario-inesquecivel/




I copied the post: 

Uma Tia maravilhosa e um aniversário inesquecível



Uma Tia Maravilhosa,

e um Aniversario Inesquecível


Tenho muita saudade de minha querida tia. A única irmã de minha mãe, ela nunca se casou e

frequentava nossa casa de família numerosa, ajudando minha mãe com suas muitas tarefas. Eu

era uma das crianças mais novas, e lembro demais da presença de titia na minha infância. Ela

vinha nos ajudar a fazer bolos de aniversário, deveres escolares, tarefas do dia-a-dia, e muito

mais. Nunca esquecerei um discurso do dia das mães para o qual escolhida a escrever e dar na

escola: sem a ajuda dela, eu nunca poderia ter terminado!

Eu absolutamente a adorava, e todo mundo costumava comentar como ela e eu éramos parecidas.

Tínhamos o mesmo temperamento e personalidade. Mais de uma vez, ela ajudou a secar minhas

lágrimas com seu jeito amoroso e criativo.

Titia era artista e contadora de histórias, e eu passava horas ouvindo ou somente vendo ela

trabalhar numa pintura, muitas vezes pelo puro prazer de estar em sua companhia. Foi com ela

que aprendi tantas coisas, como a importância das orações diárias, histórias dos santos, a leitura

de histórias clássicas, histórias dela e de meus irmãos antes de eu nascer, até a construção de uma

boa fogueira no sítio nós temos de festas juninas.

Quando me casei titia me deu o pequeno presépio dela que eu tanta admirava todo natal, que

monto aqui em casa todo ano. No entanto, por mais que eu seja criativa, o presépio nunca se

iguala ao dela, que era uma cena completa com graminha, pedrinhas e areia!

Uma história que titia me contava aconteceu durante uns meses que ela e vovó passaram com

meus pais na Europa. Papai tinha sido mandado para fazer um curso de um ano na Franca, e elas

foram para passear e ajudar com as crianças. Essa história aconteceu no seu aniversário, que cai

na festa de Nossa Senhora das Neves em agosto.

Naquele dia, cinco de agosto, ela e a vovó estavam no ônibus de excursão pela Suíça. Que

aniversario delicioso, passando pelos alpes suíços, titia já estava encantada.

O ônibus parou um pouquinho para um descanso, e titia e alguns outros passageiros saíram para

esticar as pernas. Era uma bonita paisagem alpina, e não é que logo que eles estavam saindo

ônibus, uma neve começa a cair de mansinho, e depois um pouquinho mais forte?

Titia ficou maravilhada... era a primeira neve da vida dela! Bem no dia do aniversário dela,

justamente a festa de Nossa Senhora das Neves, sua querida padroeira! Na Europa, como em

todo hemisfério norte, agosto cai no auge do verão. O título de Nossa Senhora das Neves, por

exemplo, foi dado em Roma à Basílica ali construída, por causa de uma nevasca miraculosa

nessa data. Até hoje a Basílica comemora essa data com pétalas de rosas brancas que caem do

teto!


Como o nome dela era Lygia, titia não tinha santo padroeiro, e tinha devoção à Nossa Sra. das

Neves, a santa da data de seu aniversário. Me lembro tão bem dela me contando essa história do

jeito inimitável dela! 

Mas o melhor foi o final da história: o grupinho foi andando mais um pouquinho, querendo ver

de perto um pequeno santuário do lado de estrada, de estilo muito comum na Europa. Titia se

aproximou para ver melhor e rezar uma Ave Maria... e para sua completamente surpresa e

alegria, viu que era um santuário de... Nossa Senhora das Neves! 

Isso é que é aniversário inesquecível, o resto é conversa... Os nossos santos padroeiros são assim,

nos presenteando com a presença deles na nossa vida de maneiras mais lindas e inesperadas.

Até a próxima!

Ana Braga-Henebry

 

Isso é que é aniversário inesquecível, o resto é conversa…

 

Até a próxima!

Ana Braga-Henebry

 


No comments: